Patentes indicam que fabricante estaria trabalhando em abordagem inédita para impedir roda dianteira de sair do solo em acelerações
Rumores sobre uma nova geração da Yamaha R1 não são novos. A geração atual, que chegou em 2015, deve passar por mudanças significativas em breve.
A mais recente especulação sobre a nova geração da superesportiva da Yamaha tem como tema o anti-wheelie que pode surgir no modelo. Os atuais sistemas que trabalham para impedir que a roda dianteira da moto saia do solo nas acelerações intervém no acelerador eletrônico, cortando a potência entregue na roda traseira.
O sistema que a Yamaha desenvolve, segundo os rumores, trabalha de forma diferente, tendo o freio traseiro como parte atuante para impedir empinadas involuntárias nas acelerações.
Ao detectar uma aceleração suficiente para elevar a roda dianteira, o sistema aciona levemente o freio traseiro para diminuir a velocidade da roda traseira e assim trazer a dianteira de volta ao solo.
Ainda não se sabe quando e se a nova geração da Yamaha R1 vem - pode ser no modelo 2020 ou 2021 - mas a se confirmar o rumor, a superesportiva trará um anti-wheelie com tecnologia inédita.
Fonte: Moto.com.br