Já estamos quase no meio do ano de 2019 um ano novo e cheio de esperanças, mas infelizmente algumas coisas não mudam muito em nosso país, uma delas é o roubo de motos!
Quais foram as motos mais roubadas em 2018?
1º Honda CB 125 Titan
2º Honda CG 150 Titan
3º Honda CB 250 Twister
4º Honda Biz 100
5º Yamaha YBR 125
6º Honda Biz 125
7º Honda NXR 150 Bros
8º Yamaha Fazer 250
9º Honda XRE 300
10º Honda Falcon
Só no estado de São Paulo, são registrados em média 19 ocorrências por hora!
Quais são as marcas mais roubadas?
1º Honda
Em primeiro lugar a Honda, em toda sua linha até 450cc. Se tratando da marca mais vendida do Brasil, ainda mais com sua linha de baixa cc (Titan, Biz, Bros…)
2º Yamaha
A Yamaha cada vez ganha mais espaço no mercado, ainda mais com os lançamentos dos últimos anos, aqui ela também ocupa a categoria “Até 450cc”. Com a Fazer em primeiro lugar!
3º BMW
A BMW com suas motocicletas muito chamativas e de alto valor diferente de Honda e Yamaha, provoca uma maior procura por criminosos.
4º Honda
Opa, Honda de novo ☹ Isso mesmo, aqui ela fica com a categoria acima de 450cc. (CB500, Hornet, CB650…). A Principal delas é a CB500 F, a 500cc queridinha do Brasil.
5º Suzuki
As esportivas da Suzuki são muito visadas para roubo, motor robusto e com cores e linhas muito chamativas para roubo. Aqui a categoria acima de 450cc é a mais roubada.
Como evitar roubo de moto?
Infelizmente todo mundo sabe que não existe uma “receita mágica” para isso, mas podemos seguir alguns conselhos para evitar o roubo da moto e também a sua segurança durante a pilotagem, principalmente a noite!1º TRAVA
Sabe aquela trava de guidão, disco ou manete? Então, essa trava ajuda e muito, por mais que seja algo simples, ela vai atrapalhar bastante um assaltante, principalmente pela demora em quebrar o mecanismo.
2º LOCAL AONDE DEIXA A MOTO
Deixar a moto estacionada na rua é algo praticamente inevitável, principalmente por quem utiliza a moto no dia a dia na cidade, mas temos algumas dicas para isso também.
Tente evitar ruas “desertas”, principalmente a noite. Se no local aonde vai deixar a moto, tente deixar ela “visível” para você, isso mesmo, sabe aquela olhadinha na janela? É disso que estou falando! (Assumo que faço isso de tempo em tempos aqui na empresa).
3º GARAGEM
Isso vale para sua casa e também para a garagem da empresa e aquelas de supermercado por exemplo. Você em algum momento parou para verificar se as trancas estão em dia? Se não há outra maneira de acessar o local aonde você deixa a moto? Que tal ir agora mesmo dar uma olhada no portão de sua casa? Mesmo na garagem indicamos o uso do alarme e das travas (1º tópico).
4º SEMPRE ALERTA!
Dois caras numa moto!!!!!!! AAHHHHHH
Brincadeiras a parte, devemos ficar 100% do tempo em alerta durante uma pilotagem, olhe nos retrovisores, cuide os lados e a frente, se notar algo estranho, tente não ficar parado no local! A Brincadeira “dois caras numa moto” infelizmente se tornou uma realidade no Brasil, aonde em muitos casos de roubo o carona de outra moto é quem faz o “trabalho sujo”. Evite preconceitos com isso, mas tome cuidado na rua! Lembre a sua vida está em primeiro lugar, nunca reaja a um assalto.
Bom, espero ter ajudado com algumas informações, por mais que seja até um pouco desanimador falar sobre isso. Você tem alguma dica? Passe nos comentários abaixo, lembre, estamos TODOS JUNTOS!
Fonte: Blog Masada