Fabricante registrou criação em site de patentes e é possível ver carenagem inspirada na pequena esportiva, recentemente substituída pela Ninja 400
As motos elétricas devem ser cada vez mais comuns em um futuro não muito distante e diversas fabricantes ou se especializaram em motocicletas movidas a energia elétrica ou lançaram as respectivas versões 'eletrificadas' - caso, por exemplo, da Harley-Davidson com a LiveWire.
<- | -> Arraste as setas para ver o projeto da Kawasaki versão elétrica
Lá fora, a Honda já tem uma versão híbrida do PCX e desenvolve um protótipo inspirado na linha off-road da marca, revelado recentemente. A Kawasaki, que já vem trabalhando há alguns anos em um projeto elétrico, surpreende pela plataforma escolhida.
O site de patentes FREE PATENTS ONLINE publicou o trabalho da Kawasaki e o que se vê nas imagens é que a moto elétrica da fabricante é uma esportiva claramente inspirada na Ninja 300. O modelo, que foi a esportiva de entrada da marca por anos, recentemente deixou o cargo para a Ninja 400 - apresentada ano passado no Brasil.
Como o projeto é de 2013, entende-se porque a escolha pela plataforma da Ninja 300, já que a sucessora ainda não havia sido lançada. Nos detalhes, é possível notar o quadro tubular com mais espaço para acesso à bateria do lado esquerdo.
Isso nos leva a um dos pontos que chama a atenção no projeto, que é a possibilidade de troca de bateria. O acesso pelo lado esquerdo permitiria tal operação - nas imagens, nota-se uma plataforma na qual todo o conjunto que envolve a bateria é fixado e removido da motocicleta.
Não se sabe, evidentemente, se a Kawasaki manteve a plataforma da Ninja 300 para o desenvolvimento do projeto, já que a Ninja 400 veio posteriormente e é, nas palavras da própria fabricante, uma moto mais moderna do que a antecessora.
O que se sabe, no entanto, é que a marca optou por um caminho diferente das concorrentes ao escolher uma pequena esportiva para iniciar a história no mercado de motos elétricas e que pode trazer um diferencial em relação às rivais com a possibilidade de troca de bateria.
Fonte: Moto.com.br, RideApart, Electrek