O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) emitiu um comunicado oficial informando novidades na CNH Digital. Agora, para conseguir esse documento virtual, o motorista não precisa mais ir ao Detran do seu estado a fim de conseguir uma liberação.
Em vez disso, o próprio aplicativo, o Carteira Digital de Trânsito, agora conta com um recurso biométrico que consegue identificar o motorista remotamente. Basta apenas usar a câmera frontal do smartphone para fazer um selfie e aguardar a confirmação.
A câmera frontal ainda realiza uma “prova de vida”, exigindo que o usuário faça algum movimento com o rosto, evitando que criminosos consigam autenticar uma CNH Digital com uma foto do dono. Essa novidade está disponível para Android e iOS a partir do dia 20 de dezembro e já pode ser utilizada em todo o país.
É possível ainda adicionar documentos de veículos no mesmo app
Desde o lançamento da CNH Digital, apenas 620 mil dos mais de 60 milhões de brasileiros habilitados a dirigir haviam gerado o documento em seus smartphones. Com a novidade, a Serpro espera maior adoção.
“A necessidade de atendimento presencial era uma exigência que limitava a procura do cidadão pelo documento digital. Nem todos os motoristas tinham tempo para ir a um posto de atendimento do Detran. Mas, agora, ficou muito mais rápido e prático, facilitando a vida das pessoas”, Alexandre Baldy, atual ministro das cidades.
Como obter
A CNH Digital pode ser utilizada por todos os motoristas que possuem a versão mais recente da carteira em papel, emitida a partir de maio de 2017, com um código QR impresso na parte interna.Passo 1: faça o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” (CDT), disponível gratuitamente na Google Play e App Store.
Passo 2: faça o cadastro requerido na primeira inicialização do aplicativo. O usuário recebe um e-mail e deve clicar no link para ativar o cadastro.
Passo 3: Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo e clicar em “adicionar documento”.
Passo 4: você poderá emitir a CNH Digital de três maneiras: “pelo celular”, “com certificado digital” e “sem certificado”. Apenas a primeira não requer comparecimento ao Detran.
Passo 5: escolhendo a opção "pelo celular", o usuário deve primeiro usar o seu dispositivo móvel para ler o QR Code, que fica na parte interna da CNH em papel. Depois, ele faz a “prova de vida”, um movimento físico do usuário, lido pela câmera do celular, para garantir que ele é mesmo quem está sendo identificado.
Passo 6: com essa validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizada a CNH Digital no dispositivo móvel.
Passo 7: por fim, o app solicita a criação de uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado.
A CNH Digital poderá ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.
Fonte: Serpro, TecMundo