Apesar do nível de autonomia, a BMW não deseja criar uma moto completamente autônoma, mas desenvolver tecnologias de segurança
De acordo com dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, as motos são os veículos mais envolvidos em acidentes no Brasil, envolvidas em 32% dos acidentes com morte no país. Nos Estados Unidos, a situação é semelhante – motociclistas morrem 28x mais do que motoristas de carros. Visando diminuir o número de acidentes envolvendo motos, a BMW criou uma motocicleta autônoma.
A montadora alemã tem trabalhado na tecnologia há mais de dois anos e já possui uma moto capaz de andar sem motorista. No vídeo divulgado pela BMW, é possível ver a moto andando, fazendo curvas e freando sozinha.
No entanto, apesar da moto ser capaz de andar com certo nível de autonomia, o objetivo da BMW não é de criar uma motocicleta completamente autônoma. A companhia deseja utilizar a tecnologia para trazer “mais estabilidade em situações críticas na direção”, como uma forma de evitar acidentes e ganhar conhecimento para desenvolver novos sistemas de segurança.
Nos Estados Unidos, já existem carros com sistema de freio de emergência – e algumas montadoras assumiram o compromisso de tornar isso padrão até 2022 -, mas adotar o mesmo tipo de tecnologia para motos pode ser um desafio ainda maior devido à natureza do veículo. Caso as correções não sejam bem planejadas, elas poderiam ser, inclusive, a razão de novos acidentes.
O protótipo da moto foi criado com base no modelo BMW R 1200 GS da marca e apresentado há alguns dias durante o BMW Motorrad TechDay 2018, evento da montadora sobre suas novidades em motocicletas. O protótipo foi desenvolvido pelo engenheiro Stefan Hans e sua equipe.
Fonte: StartSe